Um dos locais mais sagrados e frequentados do mundo há mais de 160 anos, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes receberá pela primeira vez o tenor Andrea Bocelli, em 16 de julho de 2023 (domingo). Com repertório sacro, a apresentação será aberta a todas as famílias e peregrinos que visitarem o Santuário neste dia.
“Nossa Senhora de Lourdes é a santa das curas milagrosas e intercede por aqueles que sofrem de diversos males do corpo e da alma. Em um momento tão difícil para toda a humanidade, foi natural pensar na padroeira dos enfermos para honrar a memória das vítimas da pandemia da COVID-19 através da oração pela música”, diz Pedro Bianco, presidente da Dançar Marketing, empresa brasileira de entretenimento, idealizadora e responsável pela coordenação geral do projeto.
Intitulado “Orações pela Vida”, o concerto integra um ciclo de apresentações em Santuários Marianos ao redor do mundo, oferecidas gratuitamente aos peregrinos. Andrea Bocelli, artista de grande fé, participa dessas celebrações desde 2016 e leva consigo a citação de Santo Agostinho ao afirmar que “Quem canta reza duas vezes”.
A primeira edição do projeto foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida (Brasil, 2016, ano jubilar) e marcou a abertura das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A apresentação contou com a presença da violinista norte-americana Caroline Campbell, da soprano cubana Maria Aleida, e do cantor brasileiro Daniel, acompanhados pela Orquestra Jovem e Coral Jovem do Estado de São Paulo, geridos pela organização social Santa Marcelina Cultura, sob regência do maestro italiano Carlo Bernini.
Em 2018, um ano após a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto proclamada pelo Papa Francisco, Andrea Bocelli se apresentou no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, para um recital que encerrou as celebrações do Centenário das Aparições. O tenor foi acompanhado da pianista francesa Elizabeth Sombart, da violinista ucraniana Anastasiya Petryshak, e da cantora portuguesa Ana Moura, sob a regência do maestro Carlo Bernini.
Em 2023, chegou a vez de Lourdes, na França, receber uma apresentação de Andrea Bocelli, que acontecerá em 16 de julho, data que marca o aniversário da última aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous: “É com muita alegria e honra que acolhemos esse concerto no Santuário de Lourdes. É uma missão linda e, logisticamente, muito desafiadora. Mas desde o início, não poupamos esforços em encontrar todos os meios necessários para realizá-la e homenagear, através da música, a todos que perderam seus entes queridos durante a pandemia”, afirma Padre Michel Daubanes, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.
A apresentação do tenor no Santuário de Lourdes será gratuita e memorável. Andrea Bocelli será acompanhado pelo coral e pela Orquestra de Pau Pays de Béarn, da cidade de Pau, na França, com regência do maestro italiano Carlo Bernini. “A fé e a música estão acima de todas as dificuldades e é esta mensagem de paz e solidariedade que queremos levar a todos neste dia. Nosso desejo é que o mundo todo possa assistir, prestigiar e participar desse momento e estamos em busca de parceiros ao redor do mundo que possam nos ajudar a propagar e levar esse momento único ao maior número de pessoas possível.”, complementa Pedro Bianco.